Um projeto de mobilidade em AIDC de sucesso deve proporcionar facilidade e aumento de produtividade para os usuários; confiabilidade nos dados e maior visibilidade para a gerência e diretoria; desempenho e facilidade de administração para a equipe de TI; e, por fim, maiores lucros para a empresa.

Assim como impressoras e equipamentos de rede, os computadores móveis — ou coletores de dados — devem ter suas configurações otimizadas para atingir os objetivos do projeto.

Parametrização de Mecanismo de Captura de Dados

Leitores de códigos de barras são capazes de ler uma infinidade de simbologias de códigos de barras. Entretanto, a maioria das empresas usam somente algumas poucas simbologias — às vezes, uma só. Desabilitar a leitura de simbologias desnecessárias não somente aumenta o desempenho do mecanismo de leitura, mas também impede que o usuário faça a leitura de códigos indesejados, eliminando erros e promovendo maior produtividade.

Recursos de formatação de dados permitem ler apenas as partes do código que fornecem os dados necessários para a sua aplicação, diminuindo o tráfego de dados e dispensando customizações em seu software de gestão.

Configuração de Interface de Rede Sem Fio

O padrão WiFi foi criado para promover a interoperabilidade entre os equipamentos de rede sem fio de diferentes fabricantes. Porém, uma solução de mobilidade corporativa típica é formada por componentes validados e homologados, ou seja, o hardware e o software são uniformes e consistentes.

Assim, ajustes finos permitem o uso de tecnologias que melhoram o desempenho e a confiabilidade da solução como um todo, promovendo maior produtividade e facilidade de gestão, o que reduz custos.

Outros Parâmetros Importantes

De todos os componentes de hardware em uma solução de mobilidade, as baterias são os itens mais difíceis de se gerenciar e, ao mesmo tempo, os mais negligenciados.

Como a durabilidade de uma bateria é baseada em um limite de ciclos de carga e descarga, reduzir a freqüência de cargas de uma bateria aumenta sua vida útil. Isso é possível através de ajustes nos parâmetros de energia do computador móvel, de acordo com os requerimentos da aplicação. Outros parâmetros, como o brilho da tela, também afetam a autonomia da bateria.

O mapeamento personalizado do teclado permite associar funções de uso freqüente a teclas não-utilizadas, facilitando a operação por parte do usuário e dispensando alterações nos sistemas de gestão, que costumam ter alto custo.