A mobilidade está cada vez mais presente na vida das pessoas, seja no âmbito pessoal como no profissional. Dispositivos como smartphones e tablets já são comuns e praticamente indispensáveis — não mais somente para executivos de empresas, por exemplo. Seja em um lobby de um aeroporto ou em um armazém logístico, a rede sem fio que suporta esses dispositivos móveis deve ser muito bem planejada e implementada.

Há três cenários bastante distintos nas implementações de redes sem fio: espaços públicos, escritórios e áreas produtivas. Cada qual tem suas características e desafios específicos.

Espaços Públicos

Redes implementadas em espaços públicos para uso geral — como em aeroportos, hotéis e centros de convenções — precisam suportar um grande número de dispositivos, sem interferir com outros sistemas de comunicação sem fio. Esse último requerimento é especialmente importante nos aeroportos, onde não pode ocorrer interferência com sistemas de radar.

Normalmente, essas redes não tem o propósito principal de prover acesso à internet aos visitantes ou hóspedes, mas sim o acesso a aplicativos de missão crítica importantes para a empresa, como VoIP e computação móvel. Não é possível ter ambos sem uma implementação que considere segurança e priorização de tráfego.

Escritórios

Nos escritórios, com a gradual substituição dos PCs de mesa por notebooks, o desempenho é o fator mais importante: assegurar o rápido acesso aos sistemas de gestão e servidores de arquivos é crucial para os negócios.

Recentemente, a crescente demanda por parte dos colaboradores para o uso de dispositivos móveis como smartphones, tem gerado o fenômeno do BYOD, que requer práticas de segurança muitos mais estritas.

Devido ao tráfego de informações confidenciais, um sistema de detecção e proteção contra intrusão é altamente desejável.

Áreas Produtivas

Nas áreas produtivas, a rede sem fio deve ser desenhada para proporcionar mobilidade 100% transparente para o usuário, sem áreas de sombra ou interferência. Em ambientes como armazéns, a rede deve ser resiliente para lidar com problemas de reflexão de sinal causados por obstáculos metálicos, que degradam a qualidade das conexões.

Seja qual for a necessidade, a Codeprint tem os equipamentos e os serviços que sua empresa precisa para uma rede confiável, segura e rápida.