O site-survey consiste em uma avaliação técnica das áreas onde será ou já está implementada uma rede sem fio. Através de medições, é possível prever o desempenho real da rede e dimensioná-la para as aplicações desejadas, por exemplo, dados, voz e vídeo.

A execução do serviço compreende três procedimentos.

AQUISIÇÃO DE DADOS

Em caso de um site-survey pré-instalação, um ponto de acesso padrão é instalado temporariamente em diversas posições dentro da área onde se deseja cobertura de rede e, em cada posição, é feita uma medição de sinal com um software especializado, de forma a determinar a posição ideal de cada ponto de acesso de maneira 100% assertiva.

Se a rede sem fio é pré-existente, é executado um site-survey de validação, onde os sinais medidos são os da rede já instalada.

No processo de medição são levantados dados sobre:

PLANEJAMENTO DA REDE

Com base nos dados adquiridos, a rede é planejada, levando também em conta fatores do ambiente físico, como:

RELATÓRIO

Por fim, um relatório é elaborado, indicando:

A qualidade de sinal é apresentada através de gráficos, chamados de heatmaps, plotados sobre a planta-baixa da edificação.

Em caso de um site-survey de validação onde se detectam problemas na infra-estrutura, são delineados os passos necessário para a correção da situação.

Esse relatório vale como laudo e garantia do desempenho da rede, desde que as condições do ambiente e a infra-estrutura não sejam alteradas em relação às recomendações contidas no relatório.