Soluções de mobilidade mal-implementadas são, muitas vezes, difíceis de diagnosticar. Por isso, o planejamento de uma rede sem fio é tão importante. Devido à natureza das comunicações por radiofrequência, a detecção de fontes de interferência e outras causas de problemas requerem medições e análises complexas.

Seja um "gargalo" de rede, uma área de sombra ou uma fonte de interferência, encontrar o o problema depende de uma série de diagnósticos em todos os componentes da solução, desde a infra-estrutura de rede cabeada, passando pela rede sem fio, até os dispostivos móveis.

Infra-estrutura de Rede Cabeada

Para determinar se a rede tem o desempenho necessário, são realizados testes utilizando ferramentas de captura de pacotes e de medição de throughput. É possível então verificar se há problemas na camada física — cabeamento, switches e interfaces — e na camada de rede — endereçamento, encaminhamento e roteamento.

Infra-estrutura de Rede Sem Fio

Para determinar a cobertura de sinal da rede sem fio, é executado um site-survey de validação. São levantados dados sobre a intensidade de sinal, taxa de ruído, interferência co-canal, taxa de transmissão de dados (throughput), áreas de sombra, áreas de sobreposição e pontos de acesso não-autorizados. Para determinar fontes de interferência que não sejam pontos de acesso WiFi, um analisador de espectro de radiofrequência é utilizado.

São inventariados os equipamentos de rede sem fio e levantadas informações sobre localização, status de funcionamento e versão de firmware.

Dispositivos Móveis

São inventariados os dispositivos móveis e são levantadas informações sobre versão de firmware e configurações de interface de rede sem fio e energia. As configurações de acesso à rede sem fio são verificadas e validadas.

São executados testes de conectividade à rede sem fio em locais pré-determinados, comparando-se os resultados com aqueles medidos através do site-survey.

Relatório

Por fim, um relatório é elaborado, indicando:

Com os dados em mãos, sua equipe de TI pode executar as ações corretivas necessárias.